OBJETIVO GERAL:
Dar condições para que o aluno construa seu
conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e
reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações,
defender seu ponto de vista, compartilhar suas ideias e produzir seus próprios
textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o sentido nas mensagens orais e
escritas de que é destinatário direto ou indireto;
- Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
- Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o
dicionário para extinguir dúvidas;
- Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando
e caracterizando personagens;
- Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão
contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.
1- GÊNEROS TEXTUAIS
- Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma:
(trava-línguas, canções, parlendas);
- Textos extras verbais: imagens, fotos e pinturas;
- Contos;
- Cartazes;
- Entrevista;
- Biografia;
- Lendas;
- Fábulas;
- Poesias;
- História em quadrinhos;
- Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
- Textos científicos e históricos;
- Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;
- Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados,
relatórios, manual de instruções;
- Leitura de textos diversos;
- Leitura dramatizada;
- Relatos com sequência lógica (começo, meio e fim);
- Debates, opiniões, entrevistas;
- Leitura em voz alta;
- Variedades linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques,
etnias…
- Produção de textos dos gêneros acima citados;
- Parágrafos;
- Reescrita;
- Revisão de textos produzidos pelos alunos;
- Reconhecimento das ideias globais do texto;
- Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados
e lidos;
- Noção de textos;
- Intenção do autor;
- Interpretação de frases e expressões;
- Sentido próprio e figurado;
- Relação tema e título;
- Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim),
conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do
livro.
2- GRAMÁTICA
- Encontro vocálico e consonantal;
- Separação silábica para entendimento das regras de acentuação
gráfica e também para utilização correta no final da linha
- Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
- Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e
coletivos, gênero, número e grau;
- Uso de sinônimos nas produções textuais;
- Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar
os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e
gênero trabalhado;
- Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
- Uso dos pronomes;
- Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;
- Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;
- Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para
pesquisa em enciclopédia, listas, etc…
3- ORTOGRAFIA
- Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
- Regulares contextuais;
- Regulares gramaticais;
- Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.
Nenhum comentário:
Postar um comentário