PROFESSORES EM AÇÃO

terça-feira, 10 de novembro de 2020

PLANEJAMENTO SEMANAL 4 e 5 ano

 

Caixa de Texto: Planejamento semanal

 

 

OBJETIVO GERAL:

Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas ideias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

  • Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
  • Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
  • Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;
  • Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.

1- GÊNEROS TEXTUAIS

  • Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
  • Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;
  • Contos;
  • Cartazes;
  • Entrevista;
  • Biografia;
  • Lendas;
  • Fábulas;
  • Poesias;
  • História em quadrinhos;
  • Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
  • Textos científicos e históricos;
  • Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;
  • Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;
  • Leitura de textos diversos;
  • Leitura dramatizada;
  • Relatos com sequência lógica (começo, meio e fim);
  • Debates, opiniões, entrevistas;
  • Leitura em voz alta;
  • Variedades linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias…
  • Produção de textos dos gêneros acima citados;
  • Parágrafos;
  • Reescrita;
  • Revisão de textos produzidos pelos alunos;
  • Reconhecimento das ideias globais do texto;
  • Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;
  • Noção de textos;
  • Intenção do autor;
  • Interpretação de frases e expressões;
  • Sentido próprio e figurado;
  • Relação tema e título;
  • Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.

2- GRAMÁTICA

  • Encontro vocálico e consonantal;
  • Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha
  • Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
  • Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
  • Uso de sinônimos nas produções textuais;
  • Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;
  • Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
  • Uso dos pronomes;
  • Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;
  • Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;
  • Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc…

3- ORTOGRAFIA

  • Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
  • Regulares contextuais;
  • Regulares gramaticais;
  • Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLETÂNIA DE ATIVIDADES EM PDF

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em...

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em... : BAIXE AQUI https://drive.google.com/file/d/1DbMs_IRvOAmuBClioI4S2RRNGw-4...