PROFESSORES EM AÇÃO

sexta-feira, 9 de março de 2018

PROJETOS REALIZADOS NA SALA DE RECURSOS



SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIOMAIS
Assunto: Pinturas em tecidos, emborrachado, tela e colagens diversos.
Professores responsáveis: Ayla Vanesa, Francisca Ildete e Glória de Lourdes.
Diretora: Maria do Carmo Pimenta
Supervisoras Pedagógicas - Lourdes Cristina / Edjane / Naiara
JUSTIFICATIVA
Através da observação e pesquisa com o grupo de estudantes com deficiências matriculados nessa instituição de ensino, observou-se a necessida de implantação de um projeto voltado ao melhoramento motor, atenção e concentração e ao mesmo tempo pensou-se em proporcioná-los uma atividade com o intuito dos mesmos obterem uma renda. Constatou-se que mais de 90% do grupo gostaria de participar da Oficina de pintura, colagem, reciclagem e artesanato.
             Além das atividades relacionadas à pintura também é trabalhado com o grupo de estudantes, atividades que englobam as regras básicas de convívio, autonomia individual, familiar e social, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência, favorecendo assim o exercício de sua cidadania.
            Os resultados desse trabalho são percebidos rapidamente com o grupo de alunos, no desenvolvimento das habilidades básicas, regras e normas estabelecidas, comportamento, cooperação, assiduidade, pontualidade, iniciativa, responsabilidade, trabalho em grupo, e também as habilidades específicas da oficina, desenvolvimento da coordenação motora, conhecimento e domínio das cores e das técnicas básicas da pintura, com molde vazado, à mão livre, dentre outras.
            A prioridade das aulas é a pintura em tecidos (panos de pratos), emborrachado (tapete, jogo americano, forros de bandeja e outros) bem como o trabalho com colagens em diversos materiais como: caixas de leite, potes, canetas e outros.
OBJETIVOS GERAIS:
  • Promover a socialização
  • Contribuir para a inclusão do educando com deficiência no meio em que vive, aprimorando suas habilidades, reforçando sua capacidade de produção e respeitando o limite de cada um;
  • Propiciar envolvimento das famílias dos estudantes atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais;
  • Aplicar ao educando aprendizagens através de atividades agradáveis e interessantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Preparar os alunos individualmente e ou em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
  • Estabelecer parcerias no desenvolvimento das ações.
  • Incentivar o educando a participar e realizar as atividades relacionadas à pintura.
  • Desenvolver no estudante a responsabilidade, o senso crítico e o compromisso com suas atividades.
  • Selecionar o material para a realização das aulas de pintura junto com os alunos.
  • Listar as cores primárias e suas combinações secundárias e terciárias, reforçando-as em todos os momentos possíveis.
  • Planejar momentos agradáveis de descontração e prazer.
  • Elaborar junto às aulas de pintura momentos de brincadeiras, jogos, filmes, etc.
  • Orientar os alunos para organizar o material e o local de trabalho
  • Reconhecer e valorizar o seu trabalho e a moeda brasileira.
  • Reforçar as habilidades cognitivas do educando.
METAS
  • Promover reuniões com os familiares dos educandos inseridos na oficina.
  • Preparar os alunos para a participação efetiva de todos no desenvolvimento das atividades.  
  • Orientar os estudantes quanto à economia, organização e cuidados com o material utilizado.
  • Orientar os alunos quanto à valorização do seu trabalho.
  • Reconhecer a moeda brasileira e o seu valor;
  • Propiciar aos estudantes oportunidades para divulgar e comercializar seus produtos. 
ESTRATÉGIAS
  • Conversar com os familiares dos estudantes para conhecer o projeto desenvolvido.
  • Preparar o aluno de acordo com os desejos e habilidades de cada um.
  • Fazer da aula de pintura um momento agradável de prazer e descontração.
  • Utilizar técnicas e dinâmicas coerentes com o grupo.
  • Divulgar, expor e comercializar os produtos confeccionados.
  • Orientar o educando quanto o reconhecimento e valorização do seu trabalho;
  • Trabalhar com o dinheiro, em situações concretas para facilitar o aprendizado: mini-mercado realizado dentro da Escola Pedro Tavares Batalha.
BIBLIOGRAFIA:
pesquisa na internet Livra de moldes, Revistas de artesanatos.
PESSOAL ENVOLVIDO
  • Alunos Especiais;    
  • Familiares;     
  • Comunidade;
  • Professores do AEE
  • Diretora: Maria do Carmo Pimenta
  • Supervisora Pedagógica – Lourdes Cristina, Alzenir e Edjane.
  • Orientação Pedagógica: Fátima 
  • Professoras: Ayla Vanesa, Francisca Ildete e Glória de Lourdes.
  • Secretario; Abnegado                                
CRONOGRAMA
- Durante todo o ano letivo
AVALIAÇÃO.
Através da observação das professoras do AEE(Atendimento Educacional Especializado) em todas as atividades realizadas pelos alunos, não considerando apenas o produto final (pintura), mas todo o processo, reconhecendo e valorizando o esforço de cada um em realizar as atividades e superar suas dificuldades.

Porto Velho – 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLETÂNIA DE ATIVIDADES EM PDF

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em...

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em... : BAIXE AQUI https://drive.google.com/file/d/1DbMs_IRvOAmuBClioI4S2RRNGw-4...