Assunto: Pinturas em tecidos,
emborrachado, tela e colagens diversos.
Professores responsáveis: Ayla Vanesa,
Francisca Ildete e Glória de Lourdes.
Diretora: Maria do Carmo Pimenta
Supervisoras
Pedagógicas - Lourdes Cristina / Edjane / Naiara
JUSTIFICATIVA
Através
da observação e pesquisa com o grupo de estudantes com deficiências
matriculados nessa instituição de ensino, observou-se a necessida de
implantação de um projeto voltado ao melhoramento motor, atenção e concentração
e ao mesmo tempo pensou-se em proporcioná-los uma atividade com o intuito dos mesmos
obterem uma renda. Constatou-se que mais de 90% do grupo gostaria de participar
da Oficina de pintura, colagem, reciclagem e artesanato.
Além das atividades relacionadas à pintura também
é trabalhado com o grupo de estudantes, atividades que englobam as regras
básicas de convívio, autonomia individual, familiar e social, com o objetivo de
proporcionar uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência,
favorecendo assim o exercício de sua cidadania.
Os
resultados desse trabalho são percebidos rapidamente com o grupo de alunos, no
desenvolvimento das habilidades básicas, regras e normas estabelecidas,
comportamento, cooperação, assiduidade, pontualidade, iniciativa,
responsabilidade, trabalho em grupo, e também as habilidades específicas da
oficina, desenvolvimento da coordenação motora, conhecimento e domínio das
cores e das técnicas básicas da pintura, com molde vazado, à mão livre, dentre
outras.
A
prioridade das aulas é a pintura em tecidos (panos de pratos), emborrachado (tapete,
jogo americano, forros de bandeja e outros) bem como o trabalho com colagens em
diversos materiais como: caixas de leite, potes, canetas e outros.
OBJETIVOS GERAIS:
- Promover a socialização
- Contribuir para a inclusão do educando com
deficiência no meio em que vive, aprimorando suas habilidades, reforçando
sua capacidade de produção e respeitando o limite de cada um;
- Propiciar envolvimento das famílias dos
estudantes atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais;
- Aplicar ao educando aprendizagens através de
atividades agradáveis e interessantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Preparar os alunos individualmente e ou em
grupo de acordo com a necessidade de cada um;
- Estabelecer parcerias no desenvolvimento das
ações.
- Incentivar o educando a participar e realizar
as atividades relacionadas à pintura.
- Desenvolver no estudante a responsabilidade, o
senso crítico e o compromisso com suas atividades.
- Selecionar o material para a realização das
aulas de pintura junto com os alunos.
- Listar as cores primárias e suas combinações
secundárias e terciárias, reforçando-as em todos os momentos possíveis.
- Planejar momentos agradáveis de descontração e
prazer.
- Elaborar junto às aulas de pintura momentos de
brincadeiras, jogos, filmes, etc.
- Orientar os alunos para organizar o material e
o local de trabalho
- Reconhecer e valorizar o seu trabalho e a
moeda brasileira.
- Reforçar as habilidades cognitivas do
educando.
METAS
- Promover reuniões com os familiares dos
educandos inseridos na oficina.
- Preparar os alunos para a participação efetiva
de todos no desenvolvimento das atividades.
- Orientar os estudantes quanto à economia,
organização e cuidados com o material utilizado.
- Orientar os alunos quanto à valorização do seu
trabalho.
- Reconhecer a moeda brasileira e o seu valor;
- Propiciar aos estudantes oportunidades para
divulgar e comercializar seus produtos.
ESTRATÉGIAS
- Conversar com os familiares dos estudantes
para conhecer o projeto desenvolvido.
- Preparar o aluno de acordo com os desejos e
habilidades de cada um.
- Fazer da aula de pintura um momento agradável
de prazer e descontração.
- Utilizar técnicas e dinâmicas coerentes com o
grupo.
- Divulgar, expor e comercializar os produtos
confeccionados.
- Orientar o educando quanto o reconhecimento e
valorização do seu trabalho;
- Trabalhar com o dinheiro, em situações
concretas para facilitar o aprendizado: mini-mercado realizado dentro da
Escola Pedro Tavares Batalha.
BIBLIOGRAFIA:
pesquisa na internet Livra de moldes, Revistas de artesanatos.
PESSOAL ENVOLVIDO
- Alunos Especiais;
- Familiares;
- Comunidade;
- Professores do AEE
- Diretora: Maria do Carmo Pimenta
- Supervisora Pedagógica – Lourdes Cristina, Alzenir
e Edjane.
- Orientação Pedagógica: Fátima
- Professoras: Ayla Vanesa, Francisca Ildete e
Glória de Lourdes.
- Secretario; Abnegado
CRONOGRAMA
- Durante todo o ano letivo
AVALIAÇÃO.
Através
da observação das professoras do AEE(Atendimento Educacional Especializado) em
todas as atividades realizadas pelos alunos, não considerando apenas o produto
final (pintura), mas todo o processo, reconhecendo e valorizando o esforço de
cada um em realizar as atividades e superar suas dificuldades.
Porto
Velho – 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário