Justificativa:
O presente projeto tem por finalidade trabalhar de
forma lúdica e prazerosa os variados tipos de histórias infanto-juvenis,
visando despertar novas criações por parte dos alunos, expondo sua criatividade
e é claro, cada um dentro de suas limitações.
Com este projeto procuraremos despertar nos alunos
novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando,
levando-o a uma prática produtiva para sua vida cotidiana.
Conteúdos:
Linguagem: Análise fonológica; Escrita espontânea; Formação
de palavras, frases e textos a partir de figuras; Textos coletivos; Uso da linguagem
oral.
Ciências Sociais: As Diferenças; Reconhecimento sobre
higiene corporal.
Matemática: Fazer leitura e contagem de gráfico dos
personagens principais que eles mais gostam; Levantamento de Dados; Situações
Problemas; Jogo de trilha; Formas geométricas.
Artes: Cores primárias e Secundárias; A Arte como
expressão e comunicação dos indivíduos.
social.
Justificativa
Sabendo da importância da comunicação receptiva e expressiva
como um dos fatores preponderantes para que o indivíduo participe ativamente da
comunidade em que vive, e, sabendo que o aluno com deficiência em alguns casos
apresenta dificuldade na articulação dos fonemas e organização e organização
mental para a linguagem expressiva, vimos a necessidade de implantar este
projeto com o título “A Importância da Linguagem Oral Para as Pessoas com
Deficiências no Processo da Inclusão
Social de alunos da escola Pedro tavares batalha” que vem contribuir para o
desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva deste aluno, visando sua
melhor comunicação e segurança na elaboração significativa das palavras
possibilitando seu melhor desempenho na vida social.
Objetivo geral
Propiciar ao aluno com deficiência obter mais segurança na
elaboração de sua comunicação da linguagem oral, favorecendo sua vida social.
Objetivos
específicos
Analisar a linguagem a linguagem oral
do aluno por meio da compreensão do texto que o mesmo deseja expressar.
Propiciar o aluno através da
estimulação da linguagem oral e executar os sons dos fonemas e perceber suas
diferenças através de atividades sistematizadas a pronunciar corretamente,
melhorando sua comunicação expressiva.
Aqui o aluno fala, e a boca repete tudo o que ele falar.
JUSTIFICATIVA
Através
da observação e pesquisa com o grupo de estudantes com deficiências
matriculados nessa instituição de ensino, observou-se a necessidade de
implantação de um projeto voltado ao melhoramento motor, atenção e concentração
e ao mesmo tempo pensou-se em proporcioná-los uma atividade com o intuito dos mesmos
obterem uma renda. Constatou-se que mais de 90% do grupo gostaria de participar
da Oficina de pintura, colagem, reciclagem e artesanato.
Além das atividades relacionadas à pintura também
é trabalhado com o grupo de estudantes, atividades que englobam as regras
básicas de convívio, autonomia individual, familiar e social, com o objetivo de
proporcionar uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência,
favorecendo assim o exercício de sua cidadania.
Os
resultados desse trabalho são percebidos rapidamente com o grupo de alunos, no
desenvolvimento das habilidades básicas, regras e normas estabelecidas,
comportamento, cooperação, assiduidade, pontualidade, iniciativa,
responsabilidade, trabalho em grupo, e também as habilidades específicas da
oficina, desenvolvimento da coordenação motora, conhecimento e domínio das
cores e das técnicas básicas da pintura, com molde vazado, à mão livre, dentre
outras.
A
prioridade das aulas é a pintura em tecidos (panos de pratos), emborrachado (tapete,
jogo americano, forros de bandeja e outros) bem como o trabalho com colagens em
diversos materiais como: caixas de leite, potes, canetas e outros.
OBJETIVOS GERAIS:
- Promover a socialização
- Contribuir para a inclusão do educando com
deficiência no meio em que vive, aprimorando suas habilidades, reforçando
sua capacidade de produção e respeitando o limite de cada um;
- Propiciar envolvimento das famílias dos
estudantes atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais;
- Aplicar ao educando aprendizagens através de
atividades agradáveis e interessantes.
Atividades realizadas pelos aluno para ajudar em sua atenção, concentração, habilidades motora percepção.
Que legal
ResponderExcluirLindos trababalhos!
ResponderExcluirParabéns! !!
Lindos trababalhos!
ResponderExcluirParabéns! !!
Maravilhoso!! Parabéns ao grupo!
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