Seguidores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Trabalhos desenvolvidos em Sala deRecursos


 Justificativa:
O presente projeto tem por finalidade trabalhar de forma lúdica e prazerosa os variados tipos de histórias infanto-juvenis, visando despertar novas criações por parte dos alunos, expondo sua criatividade e é claro, cada um dentro de suas limitações.
Com este projeto procuraremos despertar nos alunos novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando-o a uma prática produtiva para sua vida cotidiana.

Conteúdos:
Linguagem: Análise fonológica; Escrita espontânea; Formação de palavras, frases e textos a partir de figuras; Textos coletivos; Uso da linguagem oral.
Ciências Sociais: As Diferenças; Reconhecimento sobre higiene corporal.
Matemática: Fazer leitura e contagem de gráfico dos personagens principais que eles mais gostam; Levantamento de Dados; Situações Problemas; Jogo de trilha; Formas geométricas.
Artes: Cores primárias e Secundárias; A Arte como expressão e comunicação dos indivíduos. 




 social.
Justificativa
Sabendo da importância da comunicação receptiva e expressiva como um dos fatores preponderantes para que o indivíduo participe ativamente da comunidade em que vive, e, sabendo que o aluno com deficiência em alguns casos apresenta dificuldade na articulação dos fonemas e organização e organização mental para a linguagem expressiva, vimos a necessidade de implantar este projeto com o título “A Importância da Linguagem Oral Para as Pessoas com Deficiências no Processo da  Inclusão Social de alunos da escola Pedro tavares batalha” que vem contribuir para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva deste aluno, visando sua melhor comunicação e segurança na elaboração significativa das palavras possibilitando seu melhor desempenho na vida social.
Objetivo geral
Propiciar ao aluno com deficiência obter mais segurança na elaboração de sua comunicação da linguagem oral, favorecendo sua vida social.
 Objetivos específicos
Analisar a linguagem a linguagem oral do aluno por meio da compreensão do texto que o mesmo deseja expressar.
Propiciar o aluno através da estimulação da linguagem oral e executar os sons dos fonemas e perceber suas diferenças através de atividades sistematizadas a pronunciar corretamente, melhorando sua comunicação expressiva.

                                         Aqui o aluno fala, e a boca repete tudo o que ele falar.


 JUSTIFICATIVA
Através da observação e pesquisa com o grupo de estudantes com deficiências matriculados nessa instituição de ensino, observou-se a necessidade de implantação de um projeto voltado ao melhoramento motor, atenção e concentração e ao mesmo tempo pensou-se em proporcioná-los uma atividade com o intuito dos mesmos obterem uma renda. Constatou-se que mais de 90% do grupo gostaria de participar da Oficina de pintura, colagem, reciclagem e artesanato.
             Além das atividades relacionadas à pintura também é trabalhado com o grupo de estudantes, atividades que englobam as regras básicas de convívio, autonomia individual, familiar e social, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência, favorecendo assim o exercício de sua cidadania.
            Os resultados desse trabalho são percebidos rapidamente com o grupo de alunos, no desenvolvimento das habilidades básicas, regras e normas estabelecidas, comportamento, cooperação, assiduidade, pontualidade, iniciativa, responsabilidade, trabalho em grupo, e também as habilidades específicas da oficina, desenvolvimento da coordenação motora, conhecimento e domínio das cores e das técnicas básicas da pintura, com molde vazado, à mão livre, dentre outras.
            A prioridade das aulas é a pintura em tecidos (panos de pratos), emborrachado (tapete, jogo americano, forros de bandeja e outros) bem como o trabalho com colagens em diversos materiais como: caixas de leite, potes, canetas e outros.
OBJETIVOS GERAIS:
  • Promover a socialização
  • Contribuir para a inclusão do educando com deficiência no meio em que vive, aprimorando suas habilidades, reforçando sua capacidade de produção e respeitando o limite de cada um;
  • Propiciar envolvimento das famílias dos estudantes atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais;
  • Aplicar ao educando aprendizagens através de atividades agradáveis e interessantes.






 Atividades realizadas pelos aluno para ajudar em sua atenção, concentração, habilidades motora percepção.








4 comentários:

Postagem em destaque

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em...

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em... : ...

Libras x Português