PROFESSORES EM AÇÃO
quarta-feira, 14 de maio de 2014
terça-feira, 13 de maio de 2014
Como trabalhar os números de 1 a 10 com a parlenda "A galinha do vizinho ( Autor e Coautor(es) Autor: Ana Franciele Nhaia )
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico.
- Desenvolver a expressão oral.
- Relacionar o número a quantidade.
- Participar de brincadeiras coletivas.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos saibam contar oralmente até 10, pra facilitar a relação entre número e quantidade.
Estratégias e recursos da aula
-
AULA 1
Descrição da brincadeira:
Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão.
Por fora da roda, uma criança fica com uma bola nas mãos, um lenço, ou
outro objeto qualquer simbolizando o “ovo”. A criança por fora da roda
diz: “A galinha chocou”. As crianças da roda respondem: “Não podemos
dizer nem para vovó, nem para o vovô.”
As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o
“ovo” na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto
acontecer, a criança deverá perceber, pegar o “ovo” e correr atrás da
criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo
e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar,
caso este consiga pegar o colega que colocou o “ovo”, este irá para o
meio da roda e todos cantarão: "Galinha Choca botou um ovo, comeu
minhoca" , caso contrário o antigo dono do “ovo” sentará no lugar
daquele que estava sentado.
Após todas as crianças ter oportunidade de participar da brincadeira,
retornar para a sala e deixar as crianças falarem o que sabem sobre as
galinhas, quem já viu uma, para que ela é útil para o nosso dia-a-dia.
Assistir o vídeo "A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho..."
Explicar as crianças que o que assistiram é uma parlenda. Que
parlendas são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes
finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou
escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
Coletivamente montar um cartaz, ilustrando a parlenda trabalhada. Cada
aluno deve colar uma tampinha de garrafa pet representando os ovos da
galinha do vizinho.
Após o cartaz estar confeccionado, contar oralmente a quantidade de
tampinhas coladas em cada linha, e registrar o numeral ao lado.
-
AULA 2
Relembrar a parlenda trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz confeccionado na aula anterior.
Entregar a cada criança a parlenda para observar, ler e pintar.
Explicar que deverão procurar na parlenda as palavras e os números que
estão faltando e completar. Desenhar a quantidade de ovos que a galinha
botou em cada verso.
FONTE: acervo da autora
Na próxima atividade, os alunos deverão pintar a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou.
FONTE: acervo da autora
-
AULA 3
Mostrar o slide "Vamos aprender a contar com a Galinha pintadinha",
pedindo que as crianças contem coletivamente a quantidade de ovos que a
galinha pintadinha botou.
Entregar a cada criança 10 ovos para pintar e recortar.
FONTE: acervo da autora
Explicar que precisam colar os ovos da galinha na ordem correta, começando do 1 até chegar ao 10.
FONTE: acervo da autora
-
AULA 4
Fazer a dobradura da galinha.
Entregar a cada criança uma folha de atividade e solicitar que colem
sua dobradura no centro da folha e, que enfeitem com lápis de cor a sua
galinha.
Entregar papel crepon amarelo e solicitar que façam bolinhas, para representar os ovos da galinha.
Colar a quantidade de bolinhas em cada conjunto.
.
FONTE: Acervo da autora
Outra sugestão é usar a dobradura da galinha e os ovos numerados para
trabalhar essa parlenda, recortando e colando os ovos de acordo com a
ordem crescente ou até mesmo decrescente.
Assinar:
Postagens (Atom)
COLETÂNIA DE ATIVIDADES EM PDF
POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em...
POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em... : BAIXE AQUI https://drive.google.com/file/d/1DbMs_IRvOAmuBClioI4S2RRNGw-4...