Seguidores

quarta-feira, 17 de julho de 2013

AEE 2013_AYLA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AEE 2013_AYLA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ao analisarmos a situação da educação vemos que sempre ela caminha para novas descob...DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

Ao analisarmos a situação da educação vemos que sempre ela caminha para novas descobertas inovadoras. Observamos isso quando falamos em Educação a Distância. 
Uns dos desafios expressos pelo autor que merece nossa atenção quando ele diz “É difícil manter a motivação no presencial e muito mais no virtual, se não envolvermos os alunos em processos participativos, afetivos que inspirem confiança”. Realmente esse desafio fica evidente quando participamos de cursos presenciais que não envolvem os alunos, sentimos um tédio. Se no presencial é assim imagine nos cursos virtuais. O professor deverá ter um bom planejamento e demonstrar flexibilidade para a aula se tornar bem empolgante, já que a dificuldade é a distancia, o contato corpo a corpo. Outra dificuldade de um curso a Distancia é a presença do aluno, por diversos motivos. 
Apesar da exposição desses desafios buscamos quebrar paradigmas, visando o melhoramento da questão ensino-aprensizagem e também oferecimento de cursos a qual, várias pessoas possam participar mesmo aquelas que dizem não ter tempo. Alias tempo é uma questão de organização. Para participar de um curso pela Internet o aluno deverá se organizar para conseguir ter um bom curso. Por isso a aceitação de cursos que são oferecidos a distancia é atrativo. 
Outra contribuição é a flexibilização dos conteúdos, onde se pode combinar momentos de um encontro numa sala de aula com outros de aprendizagem individual e grupal. Nesse processo dinâmico é necessário o uso de todos os recursos, todas as técnicas para se ter uma boa relação de espaço, tempo e comunicação professor-aluno. 
Por tais motivos os desafios e contribuições de um curso a distância para ter êxito depende não só do professor, mas do aluno, da disposição em obter novos conhecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em...

POR AMOR: Coletânea de atividades de Português com sinais em... : ...

Libras x Português

Minha lista de blogs